21 de agosto de 2012

P. S. I Love You

Ao fazer umas mudanças no blog, apercebi-me que tinha ficado de falar deste livro e que nunca mais me lembrei.

Mais um da minha autora favorita (devoro-os todos), Cecelia Ahern.

Certamente que toda a gente se recorda do filme baseado neste livro.





Não posso dizer que descobri este livro antes do filme porque não é verdade. "Apaixonei-me" pelo filme primeiro (quem não se apaixonaria pelo irlandês que está sempre a cantar?) e depois pelo livro.

Embora a história do filme não seja fiel à do livro, a ideia principal está lá.

Holly perdeu o seu marido, Gerry, devido a uma doença. Incapaz de seguir em frente, vive das recordações do marido. Mas, de alguma forma, Gerry sabia que ela precisaria de um empurrãozinho para recomeçar quando ele não estivesse lá. Então escreveu várias cartas. Uma por cada mês, com tarefas que Holly deveria realizar. Mas será que estas cartas ajudarão a Holly ou vão fazê-la ficar mais presa ao passado?
Quem viu o filme sabe como acaba. E o livro não é muito diferente.

As diferenças começam logo no local onde se passa a história. No livro (como em quase todos, senão mesmo todos, os livros de Cecelia Ahern) a história passa-se na Irlanda. No filme, a história passa-se nos Estados Unidos, se bem que uma das personagens mantém a sua nacionalidade de acordo com o livro.

Como todos devem saber, é raro um livro ser fielmente reproduzido em filme (se estiver enganada, corrijam-me). 

As outras diferenças têm a ver com os elementos da família da Holly, passatempos, interesses amorosos, entre outros.

Eu aconselho a ler este livro. Como todos os outros livros de Cecelia Ahern, a escrita é bastante simples e a história é bastante envolvente. Quando derem por isso, já acabaram de ler o livro (se forem como eu, claro).


Boas leituras. =) 

Sem comentários: