Yupiii. Agora já só estou a ler 4 livros ao mesmo tempo. =P
Como este foi o último a ser começado (na realidade acho que foi o penúltimo, mas não tenho a certeza) foi o primeiro a ser terminado.
Quem viu o filme "The Sound of Music" ou em português "Música no Coração" terá uma de duas opiniões. Ou que este livro é muito longo e, talvez entediante, ou que o filme foi apenas sobre uma terça parte da história. Para quem se recorda e para quem não viu, o filme termina com a família von Trapp a fugir da Aústria, que estava ocupada pela Alemanha. No livro isso deve corresponder aos primeiros 13 capítulos. Como disse anteriormente, não chega a metade do livro.
Na minha opinião (de leitora e não de crítica literária), esta primeira parte do livro é quase uma introdução. A verdadeira história começa quando eles vão para os Estados Unidos e tentam sobreviver lá.
A parte mais triste para mim foi o final do livro, em que Maria descreve o período em que o Georg esteve doente e como eles se agarravam à esperança que ele melhorasse.
Agora que acabei de ler o livro tenho pena que o filme tenha focado apenas na parte passada na Aústria. Outra coisa que notei diferença é o repertório musical da família von Trapp. Enquanto que no filme há várias canções do estilo popular (por exemplo Do-Re-Mi), na realidade a família dedicava-se mais ao canto clássico (Bach, Mozart e afins).
P.S.: As fotos dos livros que coloco nos posts são retiradas da internet, mas algumas têm sido difíceis de encontrar, pelo que vou substituir as imagens em breve.