26 de setembro de 2012

A Abadia de Northanger

Este é um dos clássicos da literatura. Escrito por Jane Austen, autora de livros como Sensibilidade e Bom Senso ou Orgulho e Preconceito, conta a história de Catherine Morland que nasceu para ser heroína, embora não tivesse aspecto de o ser.





Catherine Morland é apenas uma de 10 filhos que tem a oportunidade de ir com uma família amiga, os Allen, passar umas semanas a Bath. Bath, para quem vive no campo como Catherine é sinónimo de aventuras, bailes e, quem sabe, namoros.

Lá conhece o Sr. Tilney e o Sr. Thorpe que, de alguma forma, vão mexer com o coração e cabeça de Catherine.

Mas quando lhe surge a oportunidade de conhecer a Abadia de Northanger, tudo parece mudar e Catherine poderá tornar-se uma heroína.

Adoro este livro e também vi uma adaptação para filme (2007) que adoro e que aconselho a ver para quem gosta de clássicos.


É mais um livro que merece ser lido.

Tristão e Isolda

Finalmente arranjei um bocadinho de tempo (e paciência) para voltar a ler.

O último livro que li foi "Tristão e Isolda". É uma lenda antiga que remonta ha vários séculos atrás. Joseph Bédier recolheu todos os detalhes da lenda e juntou tudo num só livro.

Como quase todas as lendas, esta história tem a sua quota parte de misticismo, magia e poções.

A história conta que o cavaleiro Tristão tem de ir a Bretanha buscar Isolda, a Loira, para desposar o Rei Marco, mas durante a viagem de regresso, por azar, bebem uma poção do amor e, irremediavelmente, apaixonam-se um pelo outro.




Esta é a imagem que aparece na capa do meu livro e, como se pode ver, é muito cinematográfica. É a imagem do filme com o mesmo título, realizado por Ridley Scott e protagonizado por James Franco e Sophia Myles.

Ainda não vi o filme, mas talvez vá para a minha listinha de filmes.